Estátua de Melania Trump na sua terra-natal foi incendiada - TVI

Estátua de Melania Trump na sua terra-natal foi incendiada

Estátua de Melania Trump vandalizada na Eslovénia

Polícia abriu uma investigação ao incidente e a escultura já foi removida do local

Uma escultura em madeira da primeira-dama dos Estados Unidos foi queimada perto da sua cidade natal, em Sevnica, na Eslovénia, na noite de 4 de julho, dia em que os norte-americanos comemoram o Dia da Indepenência.

O artista responsável pela escultura em tamanho real, Brad Downey, que mora em Berlim, afirmou à Reuters que foi informado pela polícia do sucedido e que, no dia seguinte, procedeu à remoção da estátua.

“Quero saber porque é que eles fizeram isto”, afirmou Downey.

O escultor sublinhou que esperava que a estátua fomentasse o diálogo acerca da situação política nos Estados Unidos, destacando que Melania é uma imigrante casada com um presidente de um país poderoso.

Nas últimas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu adotar uma atitude mais rígida contra qualquer pessoa que destrua ou vandalize monumentos históricos, num momento em que o ativismo político contra a injustiça racial se espalhou por todo o país.

Downey disse que apresentou queixa à polícia e está em curso uma investigação.

“A investigação ainda não foi concluída e, portanto, não podemos revelar publicamente mais detalhes”, disse à Reuters a porta-voz da polícia local Alenka Drenik.

Quando foi erguida em julho de 2019, a estátua de oito metros recebeu logo inúmeras críticas e muitos populares classificaram a escultura como uma “desgraça”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE