Barcelona tenta impugnar proibição de bandeiras independentistas na Taça do Rei - TVI

Barcelona tenta impugnar proibição de bandeiras independentistas na Taça do Rei

Camp Nou

Clube interpôs esta quinta-feira uma providência cautelar num tribunal da Catalunha

Relacionados

O Barcelona interpôs esta quinta-feira num tribunal da Catalunha uma providência cautelar para pedir a suspensão da proibição do uso de bandeiras independentistas catalãs na final da Taça do Rei, que se realiza no domingo, 22, no Estádio Vicente Calderón, em Madrid.

«Com ações como esta, o Barcelona defende e continuará a defender a liberdade de expressão dos seus sócios e adeptos», referiu o clube campeão espanhol em comunicado.

Recorde-se que a proibição da bandeira independentista da Catalunha no jogo que irá opor o Barcelona ao Sevilha foi decretada esta quarta-feira pela delegada do Governo de Madrid, Concepción Dancausa, numa decisão que foi considerada «uma limitação do direito à liberdade de expressão» por Carles Mundó, conselheiro de Justiça do Governo regional da Catalunha.

O mesmo responsável considerou que a decisão constitui uma forma de retaliação em vésperas da campanha eleitoral para a legislativas marcadas para 26 de junho e nas quais o tema da independência da Catalunha estará em cima da mesa.

No próximo domingo, os espectadores da final vão ser revistados um a um. O dispositivo de segurança previsto para a final contará com 2.500 efetivos e um duplo filtro, nos quais a equipa de segurança destacada para a final tentará impedir a entrada de bandeiras independentistas catalãs.

Continue a ler esta notícia

Relacionados