Bartomeu: «É através do diálogo que as pessoas se entendem» - TVI

Bartomeu: «É através do diálogo que as pessoas se entendem»

Josep Bartomeu (REUTERS/ Albert Gea)

Barcelona apela ao diálogo para resolver solucionar as diferenças entre o governo regional e o governo espanhol.

Relacionados

O Barcelona, através do seu presidente, Josep Maria Bartomeu, apelou esta quinta-feira ao diálogo para solucionar o conflito entre o governo regional e o governo espanhol.

O presidente blaugrana discursou em catalão e um espanhol em Camp Nou. O conteúdo da mensagem de Bartomeu foi divulgado pelo clube catalão nas redes sociais e pode lê-la na íntegra.


«A Catalunha vive por estes dias um dos momentos mais transcendentes da sua história recente. O FC Barcelona, como uma das entidades de referências do país, pede que se abre um processo de diálogo e negociação para que seja possível encontrar uma solução política para a situação que se vive na Catalunha. Com o máximo respeito pela vontade da maioria dos cidadãos catalães para decidirem o seu futuro. Somos mais do que um clube. E precisamente por isso, temos que proteger a nossa gente em circunstâncias tão difíceis como estas. Por eles, aderimos à Comissão Independente para a mediação, impulsionado pelo Ilustre Colégio dos Advogados de Barcelona. Em conjunto com outras entidades da sociedade civil, queremos ajudar a construir pontes de diálogo que contribuam para a resolução deste conflito de forma pacífica.

É através do diálogo que as pessoas se entendem. O Barcelona também exige respeito. Como instituição comprometida com os valores do diálogo, considera que qualquer manifestação pública tem que contribuir para a construção do espaço de diálogo necessário neste contexto, respeitando sempre a liberdade de expressão dos catalães. Para superar esta crise é indispensável a participação de todos, cientes da nossa responsabilidade e da nossa função social. No nosso caso defendemos o diálogo. Desportivamente queremos vencer todos os títulos em disputa. Essa será a nossa forma de explicar ao mundo a realidade que vive a Catalunha, de renovar o nosso compromisso com a sociedade catalã e com as suas liberdades. Um compromisso ao qual o Barcelona tem sido sempre fiel ao longo de 118 anos de história. Visca el Barça e visca Catalunya.»


 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE