Bartomeu e o futuro do Barcelona em caso de independência da Catalunha - TVI

Bartomeu e o futuro do Barcelona em caso de independência da Catalunha

Josep Bartomeu (REUTERS/ Albert Gea)

Presidente do clube blaugrana diz que decisão acerca de integração num outro campeonato teria de ser tomada juntamente com os sócios

O presidente do Barcelona compareceu nesta segunda-feira diante dos jornalistas para abordar vários assuntos relacionados com os efeitos colaterais do referendo à independência da Catalunha.

Josep María Bartomeu começou por explicar as razões que levaram a equipa culé a jogar à porta fechada neste domingo na receção ao Las Palmas. «Expressámos rejeição e e condenação para com o uso abusivo e indiscriminado da violência para evitar o direito ao voto de milhões de cidadãos. Decidimos tomar uma decisão e chegámos a um consenso», começou por dizer.

Recorde-se que o dirigente foi criticado pelo facto de a partida não ter sido cancelada. Bartomeu empurrou responsabilidades para a Liga. «Entendo perfeitamente que muitos sócios e adeptos esperasse que anulássemos o jogo, mas não conseguimos que a Liga aceitasse a nossa proposta. No fim, decidimos jogar à porta fechada como forma de desagrado.»

Condenando os atos de violência que ocorreram na região da Catalunha, com particular incidência em Barcelona, onde centenas de pessoas ficaram feridas em consequência de cargas policiais, Bartomeu falou ainda sobre o futuro do clube a que preside na... Liga espanhola.

«Jogar noutra Liga? Em caso de independência, o clube e os sócios devem decidir em que campeonato jogariam.»

Continue a ler esta notícia