Covid-19: vizinhos pedem a empregada de supermercado que mude de casa, "pelo bem de todos" - TVI

Covid-19: vizinhos pedem a empregada de supermercado que mude de casa, "pelo bem de todos"

Compras

Relato chega de Espanha, mas mensagens de ódio e discriminação em relação a profissionais que são obrigados a continuar a trabalhar durante a pandemia também têm sido registadas em França

Miriam Armero estava em casa, em Múrcia, no sul de Espanha, este domingo. O filho de dez anos passou pelo hall de entrada, viu um bilhete no chão, colocado por baixo da porta, e resolveu lê-lo em voz alta para a mãe. Mal sabia o que aí vinha:

Somos seus vizinhos e queremos pedir-lhe que, pelo bem de todos, procure outra casa enquanto isto dura, é que reparámos que trabalha num supermercado, e vivemos muitas pessoas aqui, e não queremos correr mais riscos", assim estava escrito na folha de papel.

A criança começou a chorar, por não perceber a amplitude da mensagem e achar que poderia efetivamente ficar sem casa, o que deu força à mãe para responder aos outros moradores do prédio.

Deixei-lhes outra nota, deixando claro que sou a vizinha do 3.º Esquerdo e terei todo o prazer de responder a quem seja. Parece que as pessoas que trabalham nos supermercados não têm família e não os podemos colocar em perigo. Não há direito a ter que suportar isto", contou a funcionária de um supermercado numa publicação no Facebook.

Do sul de França, de Toulouse, surge outro relato semelhante, mas desta vez com uma enfermeira, que também encontrou uma mensagem, não de apoio mas de discriminação, dos vizinhos, quando chegou ao prédio onde habitualmente reside.

Conhecendo a tua profissão, seria possível, para garantir a nossa segurança, que não toques nas portas das zonas comuns ou que, nos próximos dias, fiques alojada num outro sítio? Não leves a mal, mas eu e os outros vizinhos iríamos sentir-nos mais seguros."

Em França, há já vários casos relatados de discriminação contra profissionais de saúde. Porém, continuam a ser episódios pontuais que não deixam esmorecer o apoio é dado a todos aqueles que se encontram na linha da frente do combate à Covid-19.

Continue a ler esta notícia