"Gota fria" causa inundações, fecha escolas e obriga a resgates em carros retidos - TVI

"Gota fria" causa inundações, fecha escolas e obriga a resgates em carros retidos

  • SS - Notícia atualizada às 12:17
  • 19 out 2018, 08:51

A pior tempestade da última década a assolar território espanhol vai manter o país vizinho em estado de alerta até domingo

Inundações, estradas cortadas, várias pessoas resgatadas de automóveis retidos pelas chuvas. Estes têm sido alguns dos efeitos da "gota fria", a pior tempestade última década a assolar território espanhol, que vai manter o país vizinho em estado de alerta até domingo.

Até agora, as regiões mais afetadas foram as províncias da Comunidade Valenciana, mas sem registo de ocorrências graves nem danos pessoais. 

Em Sueca, por exemplo, a chuva que caiu na quinta-feira corresponde a 173 litros por metro quadrado. Já na cidade de Valência, caíram 91 litros por metro quadrado, 60 dos quais durante uma forte precipitação que durou quatro horas.

A tempestade também atingiu a província de Castellón, que está em alerta vermelho. O Centro de Coordenação de Emergências do governo regional decretou o risco máximo de inundações em toda a costa de Castellón.

Entretanto, por volta do meio-dia (hora de Lisboa), já tinham sido desativados os avisos vermelhos para Castellón, Tarragona y Teruel. Os dois primeiros passaram a aviso laranja, o segundo mais grave e o mesmo que em Mallorca. Sob aviso amarelo, estão Teruel, Cádiz, Zaragoza, Cuenca, Guadalajara, Soria, Barcelona, Ceuta, Alicante e Valencia.

Estão a verificar-se perturbações nos comboios de Levante e Murcia e nos aeroportos de Barcelona e de Palma.

Na quinta-feira, milhares de escolas e universidades de mais de cem municípios de Valência e Castellón foram afetados, com a suspensão das aulas, e vários espaços públicos foram encerrados. Uma situação que deve prolongar-se esta sexta-feira.

As chuvas causaram também problemas na circulação de comboios e no metro e obrigaram voos com destino ao aeroporto de Alicante a divergirem.

O serviço de emergência recebeu, até às 21:00 de quinta-feira, 1.436 chamadas telefónicas relacionadas com o mau tempo, obrigando as autoridades de socorro a diversas intervenções e resgate de pessoas.

O governo da Comunidade Valenciana garante que tem meios que podem chegar aos dois mil operacionais para responder aos pedidos de socorro.

Nas redes sociais, têm sido partilhadas imagens do mau tempo.

 

 

Este fenómeno de ‘gota fria’, o mais intenso desde 2008, tem origem na confluência de duas tempestades sobre a Península Ibérica, uma do Mediterrâneo e outra do Atlântico.

Está previsto que o mau tempo continue nos próximos dias, sendo esperado que a partir de domingo as condições meteorológicas comecem a melhorar.

Continue a ler esta notícia