Governo espanhol aumenta salário mínimo nacional para 950 euros - TVI

Governo espanhol aumenta salário mínimo nacional para 950 euros

  • JR
  • 23 jan 2020, 18:04
Governo em Espanha arranca com aviso de Sánchez ao Podemos

Em 2008, o salário mínimo espanhol estava fixado nos 600 euros. Em termos comparativos, em Portugal o salário mínimo nacional chegou aos 635 euros este ano

O governo espanhol anunciou a subida do salário mínimo nacional para 950 euros. A medida, que representa um aumento de 50 euros aos 900 euros atuais, foi anunciada pela ministra do Trabalho e Economia Social, Yolanda Diaz, depois de um acordo entre os sindicatos e patrões.

A decisão, que entra em vigor imediatamente, irá afetar cerca de dois milhões de espanhóis e colocará o salário mínimo nos 13.300 euros brutos por ano, distribuídos por 14 pagamentos.

O aumento do salário mínimo de 5,5% é a terceira grande iniciativa do novo governo de coligação PSOE-Unidas Podemos, depois da subida das pensões e dos salários para os funcionários públicos.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, tinha promovido um aumento de 22,3% no salário mínimo em 2018, quando estabeleceu o salário nos 900 euros mensais.  Dez anos antes, o salário mínimo espanhol situava-se nos 600 euros.

Inicialmente, o Podemos tinha exigido um aumento na ordem dos 100 euros para o salário mínimo, mas o Governo acabou por chegar a acordo com os parceiros sociais para 50 euros, comprometendo-se a realizar novos aumentos no futuro.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE