Em Espanha, a última segunda-feira ficou marcada pelo heroísmo de jovem de 24 anos acabou por salvar uma idosa que estava prestes a cair do segundo andar de um prédio em Calahorra, na província de La Rioja.

O rapaz avistou uma mulher pendurada numa varanda de um edifício e não hesitou. Escalou dois andares através da fachada da habitação, sem qualquer equipamento de segurança, e acabou por resgatar a idosa.

O momento foi capturado por pessoas que passavam pela rua Padre Lucas e já se tornou viral nas redes sociais.

A vítima é uma idosa que sofre da doença de Parkinson. A ficou presa no corrimão da varanda e devido à patologia não conseguia recolocar-se em segurança.

Já o protagonista é natural da cidade Camilo Medina e licenciado em psicologia. O rapaz garante que agiu por instinto, mas que a sua principal preocupação foi não assustar a vítima.

“Percebi que a mulher estava precisamente por cima de mim e que se tentasse escalar, em linha reta, poderia assustar-se. Então procurei outra opção. (…) Visualizei no rosto daquela pessoa o de qualquer parente meu e fiz o que teria feito se fosse um deles. Gostaria que, se fosse alguém da minha família a estar naquela situação, houvesse um outro ‘louco’ como eu a fazer o mesmo por mim”, explica o rapaz de 24 anos.

Nuno Mandeiro