Liga espanhola vai agir judicialmente contra data do Barcelona-Real - TVI

Liga espanhola vai agir judicialmente contra data do Barcelona-Real

Real Madrid-Barcelona

Jogo foi remarcado para 18 de dezembro face à situação política da Catalunha

Relacionados

A Liga Espanhola de futebol confirmou, esta quinta-feira, que vai agir judicial e administrativamente, sem pedir medidas cautelares, contra a decisão da marcação do Barcelona-Real Madrid para 18 de dezembro, por parte da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O organismo defende que a decisão da RFEF causa «um dano irreparável ao futebol espanhol» e quer garantir a «defesa dos direitos dos clubes e SAD’s» que são seus associados, «exigindo responsabilidades civis às instituições e pessoas intervenientes na decisão».

Na quarta-feira, a liga já tinha, de certa forma, antecipado uma reação, ao contestar a marcação do jogo por parte do Comité de Competições da RFEF.

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

Em comunicado oficial, a liga considera que a decisão de alterar a data do jogo da 10.ª jornada, inicialmente marcado para 26 de outubro, viola o regulamento de comercialização conjunta dos direitos audiovisuais, os compromissos com os operadores televisivos e a integridade da competição.

A mudança da data deve-se à situação política atualmente vivida na Catalunha, na sequência da condenação a um máximo de 13 anos de prisão, por parte do Supremo Tribunal espanhol, a 14 de outubro, dos principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da região catalã.

A liga admitiu uma possível inversão dos jogos, com o Santiago Bernabéu a poder receber «El Clásico» no próximo sábado, mas os regulamentos da RFEF não o permitem e os próprios clubes não ficaram agradados com a ideia, propondo em conjunto o dia 18 de dezembro.

Continue a ler esta notícia

Relacionados