Lopetegui e a «montanha-russa» no verão: «Não sabia sequer onde estava» - TVI

Lopetegui e a «montanha-russa» no verão: «Não sabia sequer onde estava»

Real Madrid-Levante

Treinador espanhol admite que foi difícil conter as emoções nos dias «quentes» que viveu no verão passado após a saída da seleção espanhola e a chegada ao Real Madrid

Julen Lopetegui esteve debaixo dos holofotes entre o último verão e os primeiros meses da presente temporada.

Às portas do Mundial 2018, que arrancou com um duelo com Portugal, o técnico foi despedido da seleção espanhola depois de ter sido anunciado pelo Real Madrid, mas a permanência no clube merengue acabou por ser de curta duração, tendo sido demitido em outubro após uma pesada derrota por 5-1 com o rival Barcelona.

Em entrevista à BBC, o antigo treinador do FC Porto fez algumas revelações acerca desse período.

«Não dormi. Não sabia sequer onde estava. Num dia estava na Rússia a preparar o Campeonato do Mundo e no dia seguinte estava no Santiago Bernabéu com uma nova equipa. Aconteceu tudo muito rápido. Foi difícil lidar com isso, as emoções eram grandes. Sou um ser humano e por vezes é difícil controlarmo-nos», disse, referindo-se período em que foi despedido da seleção espanhola.

Lopetegui deu ainda a entender que a Federação espanhola correu um risco quando renovou contrato pela roja. «Puseram-me uma cláusula de rescisão. Foi ideia de Luis Rubiales [presidente do organismo], eu concordei com ele sem problemas e depois apareceu o Real Madrid. (...) Não foi fácil para mim. Trabalhámos afincadamente durante dois anos e sentíamos que estávamos prontos para fazer um Mundial fantástico», afirmou, garantindo que o acordo com o Real Madrid não iria afetá-lo enquanto a prova decorresse. Nem a ele nem aos jogadores.

«Eles foram fantásticos. Depois de lhes contar, tivemos o nosso melhor treino em três semanas de preparação. Estávamos muito felizes, mas no fim o presidente tomou aquela decisão. Foi um momento muito difícil e que nunca vou esquecer, porque foi uma surpresa. Senti que foi muito injusto.»

Sobre a passagem pelo Real Madrid, Julen Lopetegui, que agora está sem clube, destacou que três semanas más levaram o presidente Florentino Pérez a tomar a decisão de o despedir. «Tínhamos a certeza de que a situação ia passar. Não tive tempo, é a melhor forma de o dizer.» E acrescentou: «Nunca direi mal do Real Madrid.»

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE