Madrid: cinco anos depois do 11 de Março - TVI

Madrid: cinco anos depois do 11 de Março

Monumento em Atocha - Foto de J.J. Guillen/EPA/Lusa

Atentados terroristas na cidade espanhola fizeram 191 mortos

Relacionados
Atentados terroristas em Madrid, Espanha, aconteceram há cinco anos. Em 2007, foi inaugurado um monumento de homenagem às vítimas, em frente à estação de Atocha.

O monumento é considerado «um grito de esperança», apesar de ser com o silêncio da sala subterrânea que o verdadeiro impacto do monumento se evidencia, assinalando o «silêncio» do choque que se seguiu às explosões de há cinco anos.

É na sala subterrânea, ao olhar para o céu, que se vê o trabalho de dezenas de operários de várias nacionalidades que talharam as mensagens, também em várias línguas (em espanhol, árabe, romeno e inglês, entre outras), deixadas em homenagem às vítimas, em Atocha.

191 mortos

O monumento pesa mais de 140 toneladas, tem uma cúpula de 11 metros e um diâmetro de 8,5 metros e, na sua construção, foram usadas 15 mil peças de vidro de 15 centímetros de espessura e de mais de oito quilos de peso cada. No exterior, uma placa também de vidro, reproduz os nomes de cada uma das vítimas, 140 espanhóis e 51 estrangeiros.

Recorde-se que há cinco anos, no maior acto terrorista da história espanhola, dez bombas explodiram em quatro comboios da linha suburbana que liga Alcalé de Henares a Atocha, causando 191 mortos e quase dois mil feridos.

Depois de longas investigações, a Audiência Nacional de Madrid condenou em Outubro de 2007 21 dos 28 acusados de envolvimento nos atentados a penas de entre três e quase 43 mil anos de cadeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados