Moeda ao ar, opiniões divididas, mas a polémica já está instalada face à moeda, com a qual a Casa Real de Espanha pretende assinalar os 1300 anos da fundação do reino das Astúrias e iniciar a princesa Leonor, filha do rei Felipe VI e de Letícia, nas suas tarefas institucionais como herdeira e futura rainha.

Aos 12 anos, a princesa Leonor deverá deixar de ser apenas uma menina estudante no colégio de Santa Maria de los Rosales. Depois de ter recebido, em fevereiro, o Tosão de Ouro, a mais alta condecoração do estado espanhol, imposta pelo rei, seu pai - e que tanta polémica causou - agora, terá a sua efígie perfilada ao lado de Felipe VI numa moeda comemorativa dos 1300 anos da fundação do reino das Astúrias.

A moeda vai ter uma tiragem especial de um milhão de exemplares, que não servirão como meio de pagamento. Custará 30 euros e estará à venda a 22 de outubro, podendo ser reservada a partir de 30 de julho.

Sucede que a polémica se instalou quando foi revelada a imagem da herdeira na moeda, ao lado de seu pai, o rei Filipe VI.

Escreve o jornal El País que "não há grande semelhança entre a verdadeira face da princesa e a que está gravada na moeda. Aparece com um nariz afilado, lábios finos, olhos estreitos e testa larga, longe das suas feições suaves e arredondadas".

À parte as assinaladas poucas parecenças entre a efígie e o real rosto de Leonor de Bourbon, a moeda terá a inscrição "Felipe VI y Leonor Princesa de Asturias" e também "España 2018".

No verso, a moeda reproduz o escudo das Astúrias sobre uma fita com as cores da bandeira de Espanha. A emissão celebra os 1300 anos da fundação do Reino das Astúrias, tal como o centésimo aniversário da proclamação dos Picos da Europa como Parque Nacional, o primeiro criado em Espanha, e ainda o centenário da coroação da Virgem de Covadonga, cujo santuário se localiza numa gruta no pequeno município asturiano de Cangas de Onís.

Será a celebração do centenário da Virgem de Covadonga, nas Astúrias, que irá constituir a primeira viagem oficial da princesa Leonor, na sua iniciação como futura rainha de Espanha.