Prisão preventiva para líderes de grupos independentistas na Catalunha - TVI

Prisão preventiva para líderes de grupos independentistas na Catalunha

  • SS
  • 17 out 2017, 10:02

A decisão foi tomada por uma juíza da Audiência Nacional espanhola, a pedido do Ministério Público. A detenção dos dois líderes catalães motivou protestos em vários locais da Catalunha

Os líderes das duas principais associações independentistas da Catalunha foram colocados em prisão preventiva por uma juíza espanhola.

Jordi Sánchez e Jordi Cuixart foram acusados de sedição por promoverem um ataque à Guardia Civil a 20 de setembro, durante uma operação para impedir o referendo sobre a independência.

A decisão foi tomada por uma juíza da Audiência Nacional espanhola, a pedido do Ministério Público.

A juíza considerou que o presidente da Assembleia Nacional catalã, Jordi Sánchez, e o presidente da Òmnium Cultural, Jordi Cuixart, foram os "promotores e dirigentes" das concentrações em frente a instalações do ministério da Economia do governo regional catalão, em Barcelona.

As manifestações danificaram vários veículos policiais e impediram durante horas a saída de agentes da Polícia Nacional que efetuavam buscas no edifício.

A detenção dos dois líderes catalães motivou protestos em vários locais da Catalunha. Dezenas de pessoas concentraram-se numa manifestação na praça Sant Jaume, em Barcelona.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE