PSOE dá luz verde a novo governo de Mariano Rajoy - TVI

PSOE dá luz verde a novo governo de Mariano Rajoy

Decisão do comité do partido socialista espanhol: 139 votos a favor e 96 contra

O PSOE decidiu este domingo que vai abster-se e viabilizar a formação de um novo governo de Mariano Rajoy, colocando um ponto final à crise política em Espanha. 

O Partido Socialista espanhol vai abster-se na votação de uma nova investidura de Mariano Rajoy à frente do Governo de Madrid, o que viabiliza a formação de um novo executivo depois de dez meses de impasse político.

Fontes do Comité Federal do partido revelaram que o órgão mais importante entre congressos decidiu por 139 votos a favor e 96 contra a abstenção do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) a uma nova candidatura à chefia do Governo de Mariano Rajoy, atual presidente do executivo de gestão e líder do Partido Popular (PP, direita).

O Congresso dos Deputados (parlamento) deverá reunir-se a partir de quarta-feira, esperando-se que uma primeira votação na quinta-feira chumbe a investidura do líder do PP que, no entanto, passaria na segunda votação, prevista para sábado, com a abstenção dos deputados socialistas.

Mariano Rajoy venceu as eleições em dezembro do ano passado sem conseguir maioria absoluta para formar governo. O principal partido da oposição, o PSOE, naquela altura liderado por Pedro Sánchez, não viabiliza o executivo do PP e o rei volta a convocar novo escrutínio para junho. Nesta segunda consulta popular, os espanhóis melhoram os resultados do PP, mas mais uma vez o número de deputados eleitos fica aquém dos necessários para a maioria. 

Começam as negociações entre Pedro Sánchez e Mariano Rajoy sem se avistar luz ao fundo do túnel. O PSOE insiste em não viabilizar o governo do PP e o fantasma de novas eleições começa a pairar sobre o panorama político espanhol.

Pedro Sánchez demite-se da liderança do PSOE a 1 de outubro e desbloqueia o impasse político. Sánchez tinha prometido afastar-se se não fossem aceites as suas propostas para convocar eleições primárias para o cargo de secretário-geral, a 23 de outubro, e um congresso extraordinário, a 12 e 13 de novembro.

Com este desbloqueio político espera-se agora que Mariano Rajoy possa assumir o comando do executivo, mas o PSOE já garantiu que vai manter uma oposição firme às políticas do líder popular.

Continue a ler esta notícia