Puigdemont assume-se com único candidato a presidente da Catalunha - TVI

Puigdemont assume-se com único candidato a presidente da Catalunha

  • 30 jan 2018, 23:24

Líder separatista exilado critica ainda decisão do presidente do novo parlamento catalão de adiar investidura do novo governo. Puigdemont gravou uma mensagem vídeo ao final do dia

Carles Puigdemont, líder do partido independentista Juntos pela Catalunha, considerou que "infelizmente" o presidente do parlamento optou por adiar a sua investidura, após ter apelado na véspera a Roger Torrent para fazer valer a imunidade parlamentar, de forma ser empossado.

Numa mensagem vídeo gravada na Bélgica, onde continua exilado, Puigdemont disse "respeitar" a decisão de Torrent, mas advertiu que só ele poderá ser e continuar a ser o presidente do governo catalão.

Não há nenhum outro candidato ou combinação aritmética possível", afirmou Carles Puigdemont.

A mensagem divulgada nas redes sociais foi difundida ao final da tarde, segundo a imprensa espanhola, Puigdemont voltou a apelar à unidade dos deputados catalães eleitos, que defendem a independência da região face a Espanha, que é o que aqueles que nos querem na prisão ou no exílio há anos sonham", disse, referindo-se ao governo espanhol.

O apelo de Puigdemont surge no dia em que deveria ser empossado, caso estivesse em Barcelona, e face a divergências que começaram a surgir entre o seu partido e os republicanos catalães da ERC, sobre a estratégia a seguir para empossar o novo governo.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE