«Regresso de Neymar ao Barça? Não sei se ele seria o mesmo» - TVI

«Regresso de Neymar ao Barça? Não sei se ele seria o mesmo»

Guardiola

A renitência de Pep Guardiola, que diz que o brasileiro é o jogador que se aproxima mais do talento de Messi na vertente criativa

Pep Guardiola elegeu o jogador que considera assemelhar-se mais a Lionel Messi no aspecto desequilibrador. «O talento individual que se aproxima mais dele é o de Neymar. Sobretudo na criatividade», disse, referindo-se particularmente à produtividade do brasileiro durante o período de Luis Enrique à frente do Barcelona.

O agora treinador do Manchester City falava numa entrevista ao diário catalão Ara, tendo abordado ainda um possível regresso de Neymar à cidade condal. «É um jogador extraordinário, mas não sei. É como se fosse eu a voltar. Seria o mesmo? Eu não sou o mesmo e não sei se Neymar seria o mesmo. Mas ninguém duvida de que ele é muito bom.»

Numa conversa na qual falou sobre assuntos diversos como a causa independentista da Catalunha, Guardiola aproveitou ainda para responder a declarações recentes de Louis van Gaal, que considerou que Messi não era um jogador de equipa, responsabilizando em parte o argentino pelo facto de o Barça não vencer a Liga dos Campeões há alguns anos. «A Champions é muito exigente. Van Gaal provavelmente deve dizer isso pela implicação defensiva, que é muito grande na Europa. Mas não creio que o facto de o Barça ter vencido a Champions se deva a Messi», analisou.

Também Guardiola não vence a Liga dos Campeões desde 2011, quando estava no Barcelona. Em contrapartida, sagrou-se campeão alemão, sendo agora bicampeão de Inglaterra pelo Manchester City. O técnico catalão não escondeu o orgulho sentido pelo legado que tem deixado. «É muito bonito que nos digam que nunca viram alguém jogar assim na Alemanha ou em Inglaterra. Todos temos a nossa vaidade e não posso negar que me anima muito que nos coloquem entre as melhores equipas de todos os tempos de Inglaterra», concluiu.

[artigo originalmente publicado a 30.06 às 13.42]

Continue a ler esta notícia