Santiago de Compostela: mais de 250 mil esperam ver Bento XVI - TVI

Santiago de Compostela: mais de 250 mil esperam ver Bento XVI

Visita do Papa ao Reino Unido (EPA/STEVE PARSONS / POOL)

Papa em viagem de dois dias a Espanha

Relacionados
O Papa Bento XVI iniciou este sábado uma viagem de Roma a Santiago de Compostela, a primeira etapa de uma viagem de dois dias a Espanha, que o levará também a Barcelona.

O avião Airbus 320 de Alitalia em que viaja o Papa Bento XVI aterrou às 10:24 no aeroporto de Santiago de Compostela, em Espanha.

O Papa faz-se acompanhar pelo secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, e pelo «número três» da hierarquia, Fernando Filoni, bem como outros cardeais da Cúria Romana.

De acordo com a agência Ecclesia, entre discursos, saudações e homilias o papa deverá fazer sete intervenções em Espanha.

Dados do Departamento Central de Estatísticas da Igreja, no Vaticano, estimam que haja 42 milhões de católicos em Espanha, o equivalente a 92,5 pior cento da população.

Quase 260 mil peregrinos chegaram este ano a Santiago de Compostela, mais 80 mil que os que realizaram o Caminho de Santiago no último ano jacobeu, em 2004, segundo dados da Catedral.

Portugal é o quinto país com mais peregrinos a chegar a Santiago, com 7565 pessoas registados este ano, muito longe dos espanhóis (177 mil) e depois da Alemanha, Itália e a França.

Com sacos cama, mantas e agasalhos, centenas de pessoas, a maioria jovens, passaram a noite nas ruas de Santiago de Compostela, aguardando a abertura do acesso à praça do Obradoiro, onde esta tarde o Papa irá celebrar uma missa.

A praça, em frente à catedral compostelana, tem capacidade para cerca de seis mil pessoas, e, num dia em que as autoridades esperaram a afluência de mais de 200 mil católicos para ver Bento XVI, foram muitos os fiéis que quiseram garantir o seu lugar junto ao altar.

Notícia actualizada
Continue a ler esta notícia

Relacionados