Um tubarão branco com mais de cinco metros de comprimento foi avistado no Mar Mediterrâneo, ao largo das Ilhares Baleares, Espanha.

O animal foi avistado na manhã de terça-feira por dez pessoas que estavam a realizar uma expedição a cerca de 12 quilómetros da ilha Cabrera, perto de Maiorca, segundo o El País.

A equipa que observou e captou o momento era composta por biólogos marinhos.

Nesta ocasião, este avistamento histórico foi fotografado, filmado e contemplado por uma equipa de 10 pessoas de cinco países”, escreveu o biolólogo

Fernando López, que partilhou nas redes sociais as imagens que registou.

Durante 70 minutos o tubarão de cinco metros nadou perto do Parque Nacional da Ilha Cabrera.

O acontecimento já é descrito na comunicação social espanhola como  "histórico" pois é a primeira vez que, nos últimos 30 anos, um tubarão branco é avistado na região.

Durante muitos anos não foi possível confirmar estes avistamentos e os vários rumores. Esta foi a primeira observação científica da presença de tubarões brancos nas águas espanholas dos últimos 30 anos”, afirma o biólogo.

Este avistamento histórico na costa espanhola traz muitas preocupações por se tratar do maior predador dos oceanos.

O tubarão branco quando chega à fase adulta pode atingir entre os 600 quilogramas e uma tonelada e cem quilogramas. As fêmeas podem medir seis metros de comprimento. Esta espécie de tubarão alimenta-se maioritariamente de peixes e aves marinhas.

Um estudo de 2014 conclui que os tubarões brancos são a espécie marinha que tem a maior esperança média de vida, 70 anos. 

O turismo em Maiorca tem vindo a aumentar bastante nos últimos anos e é atualmente a principal fonte económica da ilha.

Em 2010, a ilha teve seis milhões de visitantes, em 2013 aproximadamente nove milhões e meio e as Ilhas Baleares 13 milhões de turistas.