Zidane: «Real Madrid precisa de uma mudança para continuar a ganhar» - TVI

Zidane: «Real Madrid precisa de uma mudança para continuar a ganhar»

Ciclo do treinador francês nos merengues chegou ao fim. «Que mais vou pedir-lhes?»

Zinédine Zidane surpreendeu até o presidente do Real Madrid com a decisão de deixar o clube merengue ao fim de três anos que tiveram como pontos altos as três vitórias consecutivas na Liga dos Campeões.

O agora treinador cessante explicou aos jornalistas que chegou a hora de virar a página para que o clube espanhol possa ter condições para se manter na rota das conquistas.

«A equipa precisa de uma mudança para continuar a ganhar. Precisa de outro discurso, de outra metodologia de trabalho e por isso tomei esta decisão. (...) É necessária uma mudança para continuar a ganhar: é o que penso», disse em conferência de imprensa ao início da tarde desta quinta-feira.

Recorde-se que Zidane chegou a dizer, já este ano, que ia dar tudo para continuar no Real Madrid, discurso que acabou por chocar com a decisão agora tomada. «O que mudou? Não mudou nada. É um desgaste natural. Quando disse isso a 20 de fevereiro, não o pensava. E digo-o com sinceridade. Depois de três anos, creio que este é o momento por muitas razões. Se estou cansado? Não estou cansado de treinar», esclareceu.

Sem responder de forma perentória a todas as questões, o treinador francês garantiu no entanto que a decisão de sair em nada teve a ver com as declarações recentes de Cristiano Ronaldo, que deu a entender estar de saída do Real Madrid, e deixou uma palavra aos jogadores. «Quero agradecer-lhes. Porque são eles que lutam em campo. A história deste clube é muito grande e exigimos sempre muito aos jogadores. Mas chega o momento em que penso: que mais vou pedir-lhes depois de tudo o que fizeram comigo? Por isso é que eles precisam de outro discurso. (...) Chega um momento em que dizes que o melhor é mudar para não continuares e fazeres disparates. Eles já souberam da minha decisão por mensagem. Vou falar com os capitães e falei com Sergio Ramos.»

Zidane garantiu que a decisão tomada não está relacionada com desafios em outros clubes, até porque frisou que não está à procura de equipa e não fechou as portas a um eventual a Madrid no futuro, ele que chegou à capital espanhola em 2001 ainda enquanto jogador. «Pode ser um 'até já', porque o Real Madrid deu-me tudo. Vou estar perto deste clube para toda a vida.»

Continue a ler esta notícia