Especialista avisa Europa: Covid-19 pode prolongar-se por dois anos - TVI

Especialista avisa Europa: Covid-19 pode prolongar-se por dois anos

  • AG
  • 23 mar 2020, 11:32
Covid-19 em Portugal

Cientista chinês referiu ainda a possibilidade de um novo pico na próxima primavera

Um especialista chinês afirma que a doença Covid-19 pode prolongar-se na Europa durante os próximos dois anos. Durante uma videoconferência no consulado chinês em Dusseldorf, citada pelo South China Morning Post, Zhang Wenhong adianta ainda a possibilidade de um novo pico na primavera de 2021.

O infecciologista, que lidera a equipa de combate ao novo coronavírus em Xangai, afirma que esta é uma hipótese "perfeitamente normal".

Posso dizer-vos para esquecerem a ideia de que a pandemia vai chegar ao fim num futuro próximo na Europa", afirma o médico.

Zhang Wenhong já tinha referido anteriormente a possibilidade de esta ser uma infeção recorrente nos próximos tempos, que pode regressar esporadicamente durante o outono e o inverno.

Segundo o clínico, o controlo da doença depende do esforço de contenção que vai ser feito por todos os países.

Para resolver este surto num curto período de tempo, as medidas devem ser extremamente radicais", refere.

Com o situação controlada na China, as atenções viram-se para a Europa, onde Espanha e Itália são os casos mais preocupantes. Ainda assim, Zhang Wenhong diz que existe uma tendência para os governos serem mais proativos. Para o especialista, quando todos os países tomarem medidas de contenção, o controlo efetivo da pandemia será uma questão de tempo.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE