«Alguém diga a Berlusconi que não é nenhum George Clooney» - TVI

«Alguém diga a Berlusconi que não é nenhum George Clooney»

Cimeira do G8 em Áquila

Comentário do PM italiano a insinuar que opositora é feia e burra deixa milhares de mulheres furiosas

Relacionados
O primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, provocou a ira de milhares de italianas, após insinuar que uma deputada da oposição era feia e burra, noticia a «Reuters».

Cerca de 97 mil mulheres assinaram o manifesto «Mulheres ofendidas pelo primeiro-ministro», após Berlusconi ter dito à senadora da esquerda, Rosy Bindi, durante um programa na TV, que era «mais bonita do que inteligente», num ataque tanto à sua aparência como ao seu cérebro.

As declarações motivaram um protesto inédito em Itália, com várias páginas no Facebook a oferecerem solidariedade à política, protestos em cidades como Reggio Emilia, enquanto a resposta de Bindi «não sou uma mulher à sua disposição» se transformou num slogan das manifestações, estampado em várias t-shirts.

«Alguém diga a Berlusconi que ele não é nenhum George Clooney», afirmou a senadora de centro Patrizia Bugnano, chamando o PM de «chauvinista».

«É ofensivo que ele se refira sempre às mulheres em termos estéticos.», indignou-se.

A campanha está a ser publicada pelo jornal «La Repubblica» e atrai apoio da esquerda. É um raro exemplo de uma iniciativa feminista contra Berlusconi no país.

Mais de três mil mulheres enviaram as suas fotos com frases como «nós não somos suas concubinas», noticia o La Repubblica, que dedica uma página inteira às últimas assinaturas e fotos.

Berlusoni já afirmara anteriormente que as mulheres são «os presentes mais lindos de Deus para os homens» e que a Itália é a «pátria dos grandes amantes, de Casanovas e playboys».

O primeiro-ministro desculpa-se afirmando que o comentário foi «uma piada», num «momento de desapontamento».

Berlusconi já comentara anteriormente a aparência de Bindi. Criticado pela sua ex-mulher por indicar mulheres bonitas para as eleições europeias deste ano, Berlusconi ripostou: «Que mal tem serem bonitas? Não podemos ter só Rosy Bindis».
Continue a ler esta notícia

Relacionados