FBI diz que hackers chineses estão a tentar roubar investigação americana para vacina da Covid-19 - TVI

FBI diz que hackers chineses estão a tentar roubar investigação americana para vacina da Covid-19

  • Bárbara Cruz
  • 13 mai 2020, 17:28
FBI - sede em Washington D.C.

FBI e agência de cibersegurança dos EUA emitiram comunicado conjunto sobre ataques informáticos a instituições que estão a tentar desenvolver vacina

O FBI e a agência de cibersegurança do Departamento de Segurança Interna dos  Estados Unidos (CISA na sigla original) emitiram um comunicado conjunto para revelar que estão a investigar ataques informáticos às instituições que fazem pesquisa para o desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19.  

Segundo as agências federais, os hackers terão sido apanhados a tentar "identificar e obter de forma ilícita propriedade intelectual valiosa", bem como dados de saúde pública relativos à investigação científica para chegar a um tratamento para o novo coronavírus.

O potencial roubo desta informação põe em risco a obtenção de opções de tratamento seguras, eficazes e eficientes", refere a nota emitida pelas autoridades, que incentivam todas as instituições que façam investigação científica na área da saúde a reforçar a segurança informática para evitar "roubo ou análise subreptícia de material relacionado com Covid-19".

A Casa Branca tem, por várias vezes, acusado a China de ser responsável pela pandemia do novo coronavírus, denunciando igualmente a ação da OMS como tardia e ineficaz. 

 

Já esta quarta-feira, Donald Trump escreveu no Twitter que foi feito um excelente acordo comercial com os chineses mas, ainda a tinta das assinaturas mal tinha secado quando "o mundo foi atingido pela praga vinda da China. 100 acordos não chegariam para compensar - e todas aquelas vidas inocentes perdidas", acrescentou o presidente dos EUA. 

 

Continue a ler esta notícia