Coronavírus: EUA confirmam primeiro caso de transmissão a uma pessoa que não esteve na China - TVI

Coronavírus: EUA confirmam primeiro caso de transmissão a uma pessoa que não esteve na China

  • AG-Atualizada às 18:38
  • 30 jan 2020, 18:01

França também confirmou existência de mais um caso

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos confirmou esta quinta-feira a existência do primeiro caso de transmissão do coronavírus a uma pessoa que não esteve na China.

Segundo a CNN, a pessoa infetada é o marido de uma mulher que viajou para a China. Ambos residem em Chicago, estado do Illinois, e estão infetados com o coronavírus.

Este novo caso eleva para seis o número de pessoas com coronavírus nos Estados Unidos. Segundo os meios de comunicação de Chicago, o marido da infetada regressou da China a 13 de janeiro, acabando por ir para o hospital uma semana mais tarde. Ambos os membros do casal estão hospitalizados.

O epicentro da epidemia do novo coronavírus (2019mCov) está localizado na cidade de Wuhan, na República Popular da China, país onde já há 212 mortos sendo que mais de 7.700 pessoas se encontram infetadas.

Além da China e dos territórios chineses de Macau e Hong Kong, há pelos menos 50 casos confirmados do novo coronavírus em 19 outros países - na Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas, Índia, Sri Lanka e Itália.

Mais um caso em França

A diretora-geral de Saúde de França elevou o número casos no país para seis. Jérôme Salomon afirmou, citado pelo Le Figaro, que o caso mais recente é o de um médico que está em confinamento num hospital de Paris.

As autoridades francesas encontram-se a investigar os familiares deste homem, por forma a despistar qualquer foco de contágio.

Segundo Jérôme Salomon, este médico esteve em contacto com uma pessoa infetada que esteve na Ásia.
 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE