Covid-19: Biden revê objetivo de vacinação para 200 milhões de doses em 100 dias nos EUA - TVI

Covid-19: Biden revê objetivo de vacinação para 200 milhões de doses em 100 dias nos EUA

Joe Biden

Com mais de 130 milhões de doses administradas, os Estados Unidos já vacinaram totalmente 14,3% da população

O presidente dos Estados Unidos reviu esta quinta-feira o objetivo traçado para a vacinação contra a covid-19 no país. Tendo inicialmente estabelecido uma meta de 100 milhões de doses em 100 dias, Joe Biden atualizou agora esse marco para 200 milhões de doses em 100 dias.

A redifinição do objetivo foi avançada pelo chefe de Estado norte-americano na primeira conferência de imprensa desde que tomou posse como presidente, a 20 de janeiro.

Hoje defino um segundo objetivo, que é ter 200 milhões de doses administradas nos meus primeiros 100 dias no cargo", afirmou, depois de os Estados Unidos terem atingido o objetivo inicialmente traçado após 58 dias de vacinação.

Os números são o espelho do sucesso de vacinação nos Estados Unidos, país que se adiantou, e muito, a todos os outros na compra de vacinas contra a covid-19. Embora tenha aprovado apenas as vacinas da Johnson & Johnson, Moderna e da Pfizer (menos uma que na União Europeia), o país está a desenvolver com êxito o plano de vacinação.

Atualmente foram já administradas mais de 130 milhões de doses de vacina, havendo mais de 46 milhões de pessoas totalmente vacinadas, o que corresponde a 14,13% da população do país.

O ritmo de vacinação nos Estados Unidos é atualmente de 2,5 milhões de doses administradas por dia.

Os números avançados por Joe Biden trazem esperança ao país mais fustigado pela pandemia. Desde que foi reportado o primeiro caso em solo norte-americano confirmaram-se mais de 30 milhões de infeções, das quais mais de 545 mil resultaram em mortes.

Continue a ler esta notícia