Donald Trump e a família vão mesmo ser processados por fraude - TVI

Donald Trump e a família vão mesmo ser processados por fraude

Donald Trump e Ivanka Trump

Processo também visa a Trump Corporation, o conglomerado de empresas do presidente dos Estados Unidos

Donald Trump e três membros da sua família vão mesmo ser processados pela justiça federal, que acredita ter existido um esquema fraudulento de marketing que envolvia o programa "The Apprentice", que era apresentado e produzido pelo atual presidente dos Estados Unidos.

A decisão foi conhecida esta terça-feira, depois de uma juíza do tribunal distrital de Nova Iorque ter permitido que o processo, inicialmente movido em 2018, proseguisse.

Além de Donald Trump, o processo visa também os seus filhos Donald Trump Jr., Eric Trump e Ivanka Trump, e também a Trump Corporation, o conglomerado de empresas detido pela família.

Segundo o processo, os acusados terão recebido pagamentos "secretos" para promoverem a empresa de telecomunicações ACN Opportunity. Entre outras oportunidades, a justiça acredita que foram feitas ações de marketing deliberadas no programa "The Apprentice".

A acusação acrescenta ainda um outro tópico, alegando que a família Trump lucrou de pessoas pobres e vulneráveis entravam no reality show para enriquecerem.

A ponderação dos dois fatores mais críticos - probabilidade de êxito nos méritos e danos irreparáveis - entre si, sem qualquer prejuízo que os réus e a ACN possam sofrer ao prosseguirem com o litígio enquanto o recurso está pendente não supera a forte probabilidade de os réus e a ACN não terem sucesso no recurso", diz a nota escrita pela juíza Lorna Schofield, citada pela CNN.

O processo foi movido por quatro pessoas anónimas, que o tribunal descreveu como sendo um prestador de cuidados paliativos, um trabalhador por conta própria que já foi sem-abrigo e um entregador de pizza. A ação está a ser financiada pela Tesseract Research Center, uma organização sem fins lucrativos, que, segundo a CNN, tem ligação a várias figuras do Partido Democrata.

Segundo o escrito no documento, os queixosos acusam a família Trump de "enganar deliberadamente" alguns dos concorrentes do reality show relativamente às suas verdadeiras possibilidades de sucesso nos investimentos feitos.

Continue a ler esta notícia