EUA admitem receber presos de Guantanamo - TVI

EUA admitem receber presos de Guantanamo

Prisão de Guantanamo (foto Lusa)

O Governo norte-americano está a rever caso a caso a situação de 240 prisioneiros.

Relacionados
O Governo norte-americano admitiu quarta-feira aceitar que alguns detidos na base naval de Guantanamo, em Cuba, sejam libertados nos Estados Unidos.

O secretário da Justiça, Eric Holder, declarou à imprensa que o Governo está agora a rever, caso a caso, a situação dos cerca de 240 prisioneiros para determinar quem será julgado e quem será libertado.

Para os que fiquem no segundo grupo, uma das possibilidades é «serem libertados dentro deste país», assinalou. Citou especificamente os 17 muçulmanos chineses de etnia uígure e outros dois ou três detidos.

A Administração de Barack Obama quer que países europeus aceitem alguns dos prisioneiros, mas alguns governos interrogam-se se devem recebê-los quando os próprios Estados Unidos não o fazem.

Portugal foi o primeiro país da União Europeia a afirmar a disponibilidade para acolher detidos de Guantanamo no âmbito de uma iniciativa europeia para ajudar os Estados Unidos a encerrar o centro de detenção de suspeitos de terrorismo.

A UE anunciou no final de Fevereiro que essa seria uma decisão «exclusiva» dos países membros, ao mesmo tempo que admitiu a imposição de restrições à liberdade de movimentos desses detidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE