EUA implicam mexicano Rafa Márquez em rede de tráfico de droga - TVI

EUA implicam mexicano Rafa Márquez em rede de tráfico de droga

Rafa Márquez

Jogador compareceu voluntariamente na Procuradoria Geral da República, para prestar depoimento

[artigo atualizado]

Rafael Márquez, veterano futebolista internacional pelo México e que chegou a jogar vários anos no Barcelona, foi implicado pela justiça dos Estados Unidos numa rede de tráfico de droga encabeçada por Raúl Flores Hernández, um narcotraficante acusado de ligações a cartéis poderosos do México desde os anos 80.

O futebolista está numa lista que envolve 22 cidadãos mexicanos e ainda 42 empresas suspeitas de prestar apoio ou serem controladas pela organização de narcotráfico de Raúl Flores.

«Tem uma longa relação de 20 anos com Flores Hernández e manejou os seus ativos», referiu em comunicado o Departamento de Tesouro norte-americano, que impôs sanções ao narcotraficante e restantes implicados. De acordo com o mesmo comunicado, Rafa Márquez tem como cúmplice o cantor Julión Álvarez, em tempos nomeado para dois Grammy Latinos.

«Ambos têm uma relação duradoura com Flores Hernández e atuaram como seus sócios e testas-de-ferro, bem como da sua organização de narcotráfico, e tiveram como sua propriedade ativos que eram dele», pode ler-se ainda.

Com a justiça norte-americana à perna, Rafa Márquez incorre agora a sanções que congelam todos os bens que possa ter nos Estados Unidos. O futebolista de 38 anos está ainda proibido de se envolver em transações com cidadãos norte-americanos. Ainda assim, os bens não serão, pelo menos para já, apreendidos.

Perante esta acusação, o jogador não participou no treino do Atlas e compareceu voluntariamente perante a Procuradoria Geral da República Mexicana para dar o seu depoimento, conforme anunciado por esta autoridade, em comunicado.

Continue a ler esta notícia