Paquistão: Bush apela a Musharraf - TVI

Paquistão: Bush apela a Musharraf

  • Portugal Diário
  • 5 nov 2007, 22:01

Para pôr fim ao estado de emergência decretado no sábado

Relacionados
O presidente norte-americano instou esta segunda-feira o seu homólogo paquistanês a pôr fim ao estado de emergência decretado no sábado e a restabelecer a democracia no país o mais depressa possível, escreve a Lusa.

«Desejamos que as eleições [legislativas e para as assembleias provinciais, em Janeiro de 2008] se realizem sem atrasos e que o presidente [paquistanês] dispa o uniforme militar», declarou, numa alusão à necessidade de Pervez Musharraf abandonar a chefia do Estado-Maior General das Forças Armadas.

George W.Bush falava à saída de um encontro, na Casa Branca, com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

Por seu turno, a chefe da diplomacia norte-americana, Condoleezza Rice, falando em Ramallah, Cisjordânia, não escondeu que «o melhor para o Paquistão seria voltar à ordem constitucional e avançar para eleições».

«Seria também importante que o Presidente Musharraf renunciasse ao uniforme militar», acrescentou, em sintonia com Bush.

O presidente norte-americano revelou ter dado ordem a Rice para transmitir telefonicamente a sua mensagem a Musharraf.

Face à possibilidade de o chefe de Estado paquistanês ignorar o apelo de Washington, Bush não quis, por ora, adiantar qual será o próximo passo dos Estados Unidos, nomeadamente no sentido de cortar a ajuda a Islamabad.

«É uma hipótese teórica, porque espero ser ouvido» por Musharraf, concluiu Bush.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE