Steven Nava não conseguiu ficar indiferente ao saber que um antigo professor estava a passar dificuldades e vivia dentro do próprio carro. Por isso, decidiu ajudá-lo e surpreendê-lo no dia de aniversário. 

Através de uma angariação de fundos, intitulada de "HELP MR.V", Steven apelou a todos que contribuíssem com aquilo que pudessem para ajudar financeiramente o professor Jose Villarruel "a voltar à vida normal"

Essa ajuda chegou a Fontana, no estado norte-americano da Califórnia, em forma de cheque gigante no valor de cerca de 22.639 euros (27,000 dólares).

Em declarações à CNN, o professor de substituição disse que teve de "recorrer a todo o autocontrole" para "não ficar emotivo e nervoso" com tudo o que se estava a passar. 

Foi tremendamente emocionante, totalmente inesperado e maravilhoso", acrescentou. 

Jose Villarruel fez 77 anos no dia 11 de março e foi nesse mesmo dia que Steven, de 21, acompanhado com outros ex-alunos, decidiu supreendê-lo. 

O professor do distrito escolar de Los Angeles já vivia dentro do próprio carro há oito anos, sendo com a pandemia de covid-19 as dificuldades agravaram-se. Isto porque com o ensino à distância, a necessidade de professores de substituição passou a ser zero. 

Cláudia Évora