Tribunal americano rejeita medida de Donald Trump - TVI

Tribunal americano rejeita medida de Donald Trump

  • LCM
  • 20 abr 2018, 07:58
Donald Trump

"País respeita a separação de poderes", lê-se em comunicado do Tribunal

Um tribunal federal de Chicago rejeitou, na quinta-feira, os esforços do governo de Donald Trump para etaliar contra as chamadas "cidades santuário", municípios que protegem a deportação de imigrantes ilegais.

O tribunal considerou que o Departamento da Justiça norte-americano não pode cortar verbas federais destinadas às "cidades santuário", isto é, cidades que não detêm os imigrantes indocumentados e se recusam a cooperar com os serviços de imigração do governo.

"O Departamento de Justiça não pode bloquear os fundos federais aprovados pelo Congresso", destacou o tribunal. "Somos um país que respeita a separação de poderes e temos que nos manter sempre vigilantes neste esforço".

Desde o ano passado que o Departamento da Justiça se envolveu numa batalha contra cidades e estados, principalmente democratas, que omitem informações às autoridades sobre imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, acusou as chamadas "cidades santuário" de permitirem que criminosos reincidentes "permaneçam em liberdade" e ordenou às autoridades federais a adoção de medidas contra estes municípios.

Continue a ler esta notícia