Trump "no caminho da terceira guerra mundial” - TVI

Trump "no caminho da terceira guerra mundial”

Donald Trump em Porto Rico

Presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado está preocupado com as decisões do presidente dos Estados Unidos, que, alerta, devem "inquietar todos"

Donald Trump está a colocar os Estados Unidos "no caminho da Terceira Guerra Mundial" com as suas ameaças, alertou, no domingo, o presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado, Bob Corker.

Ele preocupa-me. E deve inquietar todos aqueles que se preocupam com a nossa nação”, afirmou o senador republicano, ex-apoiante do então candidato presidencial do seu partido, numa entrevista publicada pelo The New York Times.

Bob Corker diz mesmo que o presidente dos Estados Unidos gere a sua administração como se fosse um reality show, "como se estivesse em O Aprendiz [The Apprentice no original] ou algo do género", referindo-se em concreto a um concurso apresentado por Trump.

No Senado desde janeiro de 2007, Corker, eleito pelo Tennessee, anunciou em setembro último que não pretende concorrer a um terceiro mandato em novembro do próximo ano. Trump escreveu no Twitter que faltou coragem ao senador para se recandidatar.

O senador respondeu que "é uma vergonha que a Casa Branca se tenha tornado num centro de dia".

Mas a lavagem de roupa suja na rede social não ficou por aqui. 

Trump contou que Corker lhe "implorou" pelo seu apoio e por isso ele anunciou que não se recandidaria. O presidente dos EUA afirmou, ainda, que o senador queria ser secretário de Estado, ao que Trump disse ter respondido "NÃO, OBRIGADO".

Considerações que Corker diz serem mentira.

Não sei porque o presidente twita coisas que não são verdade. sabemos que o faz, todos sabem que o faz, mas ele continua a faze-lo", condenou.

O Presidente da Comissão de Relações Internacionais do Senado revelou, citando fonte oficial, que " cada dia na Casa Branca passa por conter Trump", comentário que Washington não quis clarificar.

A troca de provocações não é de agora e adensou-se nos últimos dias, sobretudo depois da tomada de posição de Corker relativamente a Tillerson, que terá chamado "idiota" a Donald Trump. O senador defendeu que Rex Tillerson é uma das três pessoas que "separam os Estados Unidos do caos".

Próximo de Tillerson, o senador lamentou, ainda, as posições de Trump sobre a Coreia do Norte, contrárias às do secretário de Estado, que assumiu publicamente existirem conversações diplomáticas entre os dois países na sequência da escalada de tensão.

Muitas pessoas pensam que é uma espécie de estratégia do polícia bom, polícia mau que está em curso, mas isso não é verdade."

 

Continue a ler esta notícia