Turquia e Rússia mantêm cooperação militar apesar das sanções dos EUA - TVI

Turquia e Rússia mantêm cooperação militar apesar das sanções dos EUA

  • .
  • RL
  • 29 dez 2020, 13:48
Bandeira da Turquia

A compra em 2017 do sistema S-400 pela Turquia, num contexto de reconciliação entre Ancara e Moscovo, provocou tensões com vários Estados ocidentais

Moscovo e Ancara vão manter a cooperação militar apesar das sanções norte-americanas contra a Turquia, país membro da NATO, que adquiriu um sistema de defesa antiaéreo russo, disse esta terça-feira o chefe da diplomacia russa.

A compra em 2017 do sistema S-400 pela Turquia, num contexto de reconciliação entre Ancara e Moscovo, provocou tensões com vários Estados ocidentais. 

As sanções dos Estados Unidos foram decididas em meados de dezembro. 

"Nós confirmamos com a Turquia o objetivo mútuo em desenvolver a nossa cooperação técnica e militar", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, que recebeu o homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, em Sotchi, no sudoeste da Rússia. 

O responsável russo sublinhou que o presidente Vladimir Putin elogiou a determinação da Turquia em "manter a cooperação nestes domínios, apesar da pressão ilegítima de Washington". 

Os Estados Unidos anunciaram em meados de dezembro sanções contra a Turquia, proibindo a atribuição de licenças para a aquisição de armas ao departamento governamental turco responsável pela compra de armamento assim como proibiu a entrada dos responsáveis pelo organismo de Ancara em território norte-americano. 

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que se trata de um ataque contra a "soberania" do país. 

Nós não desistimos das nossas ações por causa das sanções. O nosso acordo sobre a entrega do S-400 foi formalizado antes da decisão (norte-americana)", disse Cavusoglu. 

"Qualquer que seja o assunto, mesmo em relação ao S-400, nós preferimos resolver os problemas através do diálogo. Os Estados Unidos disseram após o anúncio das sanções que estavam disponíveis para dialogar", criticou. 

A Rússia e a Turquia, apesar de antagonistas em vários dossiers como a Síria, Líbia e o Cáucaso mantêm relações "construtivas" e contactos regulares entre Erdogan e Putin. 

A reconciliação entre a Rússia e a Turquia nos últimos anos é mal vista pelo ocidente que não concorda que um membro da Aliança Atlântica procure armamento junto de um rival geopolítico de primeiro plano. 

Lavrov insistiu que as "sanções ocidentais" não influem nas relações entre os dois países conduzidas "pelos próprios interesses nacionais". 

A Turquia comunicou que vai utilizar o sistema russo S-400 avisando que não o vai integrar na rede de controlo do comando da NATO.

Continue a ler esta notícia