Barcelona: confrontos em manif anti-Bolonha - TVI

Barcelona: confrontos em manif anti-Bolonha

Manifestação de estudantes no Chile

Pelo menos três estudantes detidos e vários feridos após carga policial

Protestos dos estudantes espanhóis contra o Processo de Bolonha estão a motivar distúrbios e detenções em Barcelona. Enquanto a polícia evacuava um edifício da Universidade de Barcelona, onde decorria um protesto esta manhã, três estudantes foram detidos e vários ficaram feridos.

De acordo com o jornal espanhol «El País», os incidentes deram-se quando um grupo de jovens retirados do edifício no início da manhã tentou entrar de novo no espaço universitário. Os agentes exerceram carga policial, recorrendo ao uso de bastões, e motivaram o confronto com os estudantes, que degenerou numa cadeia de distúrbios.

Centenas de estudantes, convocados espontaneamente via Internet e SMS, concentram-se agora nas imediações do edifício da universidade, em pleno centro da cidade. A zona está cortada ao trânsito e um helicóptero da polícia sobrevoa o local.

«Pedimos diálogo e a resposta é violência policial e repressão», pode ler-se no cartaz empunhado pelos estudantes, que lançam insultos à polícia e pedem a demissão do reitor da universidade, Didac Ramírez.

Desde 20 de Novembro de 2008 que os estudantes protestam contra o Processo de Bolonha, uma situação que já se alastrou a outras universidades espanholas, refere o «El País».
Continue a ler esta notícia