Trabalhar à noite pode provocar doenças cardíacas - TVI

Trabalhar à noite pode provocar doenças cardíacas

Saúde

Estudo que envolveu mais de 2 milhões de pessoas identificou relação entre trabalho por turnos e problemas cardiovasculares

Trabalhar à noite, ter horários de trabalho irregulares ou fazer turnos de madrugada pode levar a problemas cardiovasculares graves, como enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC). A conclusão é de um estudo publicado no «site» da revista «British Medical Journal».

O estudo é da autoria de uma equipa de especialistas canadianos, noruegueses e suecos e é a maior investigação realizada sobre o assunto, ao envolver mais de dois milhões de pessoas.

Há algum tempo que turnos noturnos ou com horários que variam frequentemente são conhecidos por perturbar o ritmo circadiano, o ciclo do corpo de um indivíduo ao longo das 24 horas do dia, provocando problemas como colesterol alto, diabetes e pressão alta. Mas os estudos anteriores consideravam controversos os resultados do efeito dos turnos nas doenças cardiovasculares graves.

Este novo estudo baseou-se em dados de outras 34 investigações sobre o trabalho e eventos cardiovasculares. As conclusões apontam que as pessoas que trabalhavam em turnos tinham 24% mais riscos de ter uma doença coronariana, 23% mais hipóteses de sofrer um ataque cardíaco; e 5% mais de ter um AVC do que as outras.

Os turnos noturnos, especificamente, foram associados a um risco 40% mais elevado de doença coronariana.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE