Vinho branco poderá aumentar risco de cancro da pele - TVI

Vinho branco poderá aumentar risco de cancro da pele

Vinho

Investigadores relacionam consumo de álcool a mais um cancro

O consumo de bebidas alcoólicas está relacionado a vários tipos de cancro e, agora, um grupo de investigadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, ligou-o ao aumento do risco de contrair melanoma, o mais mortal dos cancros da pele.

Segundo esta investigação, o vinho branco tem um maior impacto no risco de melanoma do que o vinho tinto, a cerveja e o licor.

Os resultados, publicados no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, mostraram que uma bebida por dia está associada a um maior risco - em 14% - de ter melanoma, sendo que 13% está associado ao vinho branco.

Cerca de 3,6% dos casos de cancro no mundo são causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com o estudo.

Para alguns, como o cancro do esófago, o álcool, realmente, entra em contacto com o tecido, o que é mais fácil de entender. Para outros, como o cancro da mama, não temos uma explicação clara para este estar relacionado com o álcool”, disse Eunyoun Cho, coautora do estudo e professora de dermatologia e epidemiologia na universidade.

Uma das teorias defendidas pelos investigadores é a da existência de um componente denominado acetaldeído, que danifica o ADN e o impede de se reparar.

É um elemento cancerígeno conhecido, que poderia explicar o mecanismo geral sobre como o álcool se relaciona com o cancro noutras partes do corpo”, disse a professora, à CNN.

No entanto, o estudo é inconclusivo, pois alguns dados são limitados, como o facto de ser apenas em pessoas de pele branca e não ter em conta o tempo de exposição solar de cada um dos participantes.

As pessoas já sabem que o consumo de álcool está associado ao aumento do risco de vários tipos de cancro, agora só estamos a adicionar mais um à lista”.

Continue a ler esta notícia