Administração Trump quer muro em construção dentro de dois anos - TVI

Administração Trump quer muro em construção dentro de dois anos

  • Sofia Santana
  • 7 fev 2017, 16:52
Fronteira entre México e EUA

O secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos já tem uma ideia sobre o que deverá ser este muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México e, nos últimos dias, tem levantado o véu a uma obra que está longe de ser consensual 

O secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, John Kelly, espera que dentro de dois anos o muro na fronteira com o México esteja em construção. O responsável da administração Donald Trump voltou a reforçar uma ideia que já tinha deixado na semana passada, numa entrevista ao canal de notícias Fox News. 

John Kelly já tem uma ideia sobre o que deverá ser este muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México e, nos últimos dias, tem levantado o véu a uma obra que está longe de ser consensual. 

Esta terça-feira, o responsável afirmou perante um painel de congressistas norte-americanos que o muro deverá ser uma "barreira física", que talvez inclua uma vedação em certos locais. 

Kelly espera que a estrutura esteja "em curso" dentro de dois anos. Uma ideia que já tinha deixado numa entrevista à Fox News na semana passada. 

Nessa entrevista, o secretário norte-americano adiantou que o muro seria construído "por fases"..

"O muro será construído onde é preciso em primeiro lugar", vincou.

Algo que continua por explicar é como é que Washington vai pagar a construção da obra. A administração Trump adiantou que está a estudar a possibilidade de aplicar uma taxa adicional de 20%  aos produtos mexicanos para financiar o muro, mas, até ao momento, esta é apenas uma das hipóteses em cima da mesa. 

Certo é que mesmo depois das ameaças do presidente norte-americano, o México descartou qualquer tipo financiamento.

Nada que pareça preocupar John Kelly. O responsável acredita que os fundos vão aparecer rapidamente.

"Sei que a Casa Branca está a trabalhar com o Congresso para se saber quando a construção poderá avançar. Acho que os fundos vão aparecer rapidamente e, como disse, vamos começar a construí-lo onde é preciso em primeiro lugar, tendo em conta a opinião dos homens e das mulheres que trabalham na fronteira." 

 

 

 

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE