Cão de água português já está na Casa Branca - TVI

Cão de água português já está na Casa Branca

Bo foi oficialmente apresentado, esta terça-feira, pela família Obama

Relacionados
O discurso de Barack Obama sobre a economia norte-americana transmitido esta terça-feira, arrisca-se, a ficar em segundo plano com a concretização de uma das mais mediáticas promessas da campanha: a apresentação da mascote presidencial, um cão de água português, escreve a Lusa.

Bo, de seis meses e pêlo preto e branco, foi esta terça-feira apresentado oficialmente aos meios de comunicação social, nos jardins da Casa Branca, pelo presidente norte-americano, acompanhado pela mulher, Michelle, e as duas filhas de ambos, Malia e Sasha.

Bicho não gostou dos «flashes»

O aguardado aviso da apresentação do novo inquilino da Casa Branca gerou uma invasão de jornalistas, que disputaram os melhores lugares para captar imagens ou imortalizar qualquer barulho que Bo fizesse.

Ao princípio, o bicho não gostou dos «flashes» e das câmaras, ao ponto de incomodar Michelle Obama, que o segurava pela trela. Umas palmadinhas de Malia devolveram-lhe a tranquilidade.

O presidente brincava entretanto com os fotógrafos dizendo que os cães de água portugueses gostam de tomates.

«A horta de Michelle corre perigo», disse Obama entre risos, numa alusão aos hortícolas semeados pela mulher num canto dos jardins da Casa Branca. «Não plantámos tomates na horta», retrucou Michelle, enquanto continuava a tentar dominar Bo.

Prenda do senador Edward M Kennedy

O presidente recordou também as palavras de um seu antecessor, Harry Truman, que afirmou que, «se se quiser um amigo em Washington, tem de se ter um cão». «Finalmente, tenho um amigo», comentou Barack Obama.

«Bo» foi um presente do senador Edward M Kennedy, um admirador daquela raça de cães e, há vários dias, que é um dos protagonistas das primeiras páginas dos jornais norte-americanos e de todo o mundo.

As primeiras imagens de Bo, uma das informações mais bem aguardadas pela nova administração, surgiram durante o fim-de-semana em vários jornais com edições online.

Na altura, os media noticiaram que o primeiro encontro «secreto» entre o novo cão presidencial e a família Obama tinha ocorrido há algumas semanas na Casa Branca.

Durante a campanha eleitoral, Obama prometeu as filhas Malia (10 anos) e Sasha (7 anos) que teriam um cão, para compensar as longas ausências.

Uma promessa que foi acompanhada com grande expectativa pelos norte-americanos e pela imprensa, que sempre que tinha oportunidade questionava o Presidente sobre o novo inquilino da Casa Branca e assim aproveitava para atenuar o «cinzentismo» da crise económica.

Até mesmo Barack Obama aproveitou para gracejar e respondeu aos jornalistas, por diversas vezes, que o assunto «era ultra secreto».

O nome foi escolhido pelas filhas do Presidente, porque os seus primos têm um gato chamado Bo. O cão de água português foi escolhido para ir morar para a Casa Branca por ser considerada uma raça adequada a pessoas com alergias, como é o caso de Malia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados