China ameaça Trump com boicote ao iPhone - TVI

China ameaça Trump com boicote ao iPhone

  • Sofia Santana
  • 14 nov 2016, 15:05
Venda dos primeiros iPhone 7 na China

O Executivo chinês promete fazer boicote aos produtos dos Estados Unido caso Donald Trump insista numa guerra comercial contra Pequim

Donald Trump seria “ingénuo” se lançasse uma guerra comercial à China. É assim que o Global Times, o jornal controlado pelo governo chinês, olha para o futuro das relações entre Washington e Pequim.

Durante a campanha presidencial, o multimilionário republicano acusou a China de "manipulação da moeda" e afirmou que ia implementar uma taxa adicional de 45% sobre as importações chinesas. Agora que Trump chegou mesmo à Sala Oval, o Executivo chinês decidiu responder com ameaças no jornal que controla, o Global Times.

Num editorial publicado esta segunda-feira, Pequim promete fazer boicote aos produtos dos Estados Unidos, dos automóveis ao iPhone, caso o novo Presidente avance com nova tarifas sobre as importações chinesas.

“Muitas encomendas à Boeing (norte-americana) serão substituídas por encomendas à Airbus (francesa). As vendas de automóveis dos Estados Unidos e de iPhones vão sofrer um revés, as importações de rebentos de soja e de milho vão acabar. A China também poderá limitar o número de jovens chineses a estudar nos Estados Unidos.”

O mesmo texto acrescenta que se a guerra comercial de Trump avançar o novo Presidente será "condenado pela sua irresponsabilidade, ignorância e incompetência."  

“Criar dificuldades à China não lhe vai trazer nada de bom em termos políticos”, remata o governo chinês.

O artigo em causa foi publicado horas depois de Trump ter falado ao telefone com o Presidente chinês, Xi Jinping. Nesta conversa telefónica, os dois líderes concordaram reunir-se "em breve" para discutir a relação entre os dois países.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE