Covid-19: FBI investiga senador por uso de informação privilegiada - TVI

Covid-19: FBI investiga senador por uso de informação privilegiada

Richard Burr

No início do mês de fevereiro, Richard Burr vendeu ações no valor de 1.7 milhões de dólares após uma reunião na Casa Branca sobre a pandemia do novo coronavírus

O influente senador norte-americano Richard Burr renunciou ao cargo, depois de, numa decisão inédita, o FBI ter apreendido o seu telemóvel para investigar o suposto uso, em benefício próprio, de informações privilegiadas, relacionadas com a pandemia do novo coronavírus.

O político não comentou as suspeitam que recaem sobre si, mas em comunicado, confirmou que renunciou ao cargo de presidente do Comité de Inteligência do Senado “até o final da investigação", escreve o El Mundo.

No dia 13 de fevereiro, Burr e a sua esposa venderam repentinamente ações no valor de 1.7 milhões de dólares, onde se incluíam títulos de redes de hotéis e turismo, setores que estão a ser fortemente castigados pela pandemia.

Na altura, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizava os riscos da pandemia, enquanto Burr, graças à sua posição no Senado, teve acesso a avisos por parte das autoridades de saúde, sobre os riscos reais que o país enfrentaria.

Note-se que Burr foi um dos três senadores que, em 2012, votaram contra uma lei que proibia os legisladores norte-americanos de usar informações que obtinham através dos cargos que exerciam para comprar ou vender ativos financeiros.

Mais casos semelhantes

E não é caso único. Kelly Loeffler, senadora republicana da Geórgia, vendeu três milhões de euros em ações, após uma reunião à porta fechada com altos funcionários, na qual foi informada acerca das consequências económicas da Covid-19.

Outro dos senadores que vendeu ações pouco antes da chegada em força do novo coronavírus foi David Perdue, que comprou títulos da empresa DuPont, que produz Equipamentos de Proteção Individual, a qual viu a procura disparar entre o pessoal médico.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE