Crianças são a nova arma contra a gripe - TVI

Crianças são a nova arma contra a gripe

  • Portugal Diário
  • 15 dez 2007, 17:25

Cientistas vão usar os menores para imunizar os adultos. Saiba porquê

Relacionados
Um estudo publicado no English Journal of Medicine conclui que as crianças propagam a gripe muito mais facilmente do que os adultos.

Graças a isto, os cientistas vão usar as crianças para imunizar os adultos, e até a zona onde vivem, contra o vírus da gripe, refere o ABC News.

Neste estudo participaram 24 escolas primárias norte-americanas. Metade das escolas usava a vacina da gripe e a outra não. Ao contrário das vacinas tradicionais, este tipo é administrado sob a forma de um spray nasal, que é uma versão enfraquecida da vacina, chamado «Flue Mist».

Este método traz muitas vantagens: «as crianças não têm de ser picadas por uma agulha e podemos vaciná-las sem perturbar o normal funcionamento das aulas», disse o doutor James King, autor do estudo.

Os familiares das crianças que levaram a vacina tinham menos sintomas quando ficavam doentes, não precisavam de ir tantas vezes ao médico e tomavam menos medicamentos para combater a doença, em comparação com os familiares das crianças que não foram vacinadas.

«Não só protegemos as crianças, como ajudámos os adultos que estão próximos delas», disse o médico.

De acordo com os peritos, «as crianças são dez a cem vezes mais infectadas do que os adultos», o que significa que ficam doentes mais facilmente, e durante mais tempo.

Devido ao efeito amplificador que têm, podem infectar os adultos à sua volta, incluindo os idosos, que são considerados como o grupo de maior risco.

As conclusões deste estudo podem também vir a mudar as prioridades de vacinação, em caso de uma pandemia a nível mundial, pois as crianças podem ser vacinadas primeiro.

Os cientistas esperam que ao quebrar o círculo de contágio da gripe consigam fazer frente a uma doença que mata cerca de 36 mil pessoas por ano, nos EUA.
Continue a ler esta notícia

Relacionados