Igreja condena mulheres sacerdotes - TVI

Igreja condena mulheres sacerdotes

O Papa Bento XVI a caminho dos Estados Unidos - Foto Lusa/EPA

Nos Estados Unidos existem cerca de 30 mulheres ordenadas sacerdotes pelo grupo Mulheres Sacerdotes Católicas

Relacionados
A ordenação de três mulheres como sacerdotes em Boston, nos Estados Unidos, por duas mulheres «bispo» excomungadas foi condenada segunda-feira pela Igreja e católicos tradicionais, noticia a Lusa.

A cerimónia, realizada no domingo numa igreja protestante, foi organizada pelo grupo Mulheres Sacerdotes Católicas e oficializada por duas mulheres «bispo», uma norte-americana e outra alemã, que desafiaram a hierarquia da Igreja.

As duas mulheres foram consideradas «bispos» por este grupo, tendo sido, segundo o Vaticano, expulsas da Igreja Católica devido às suas acções.

Num comunicado, a Arquiodiocese de Boston reforçou que «a organização que se denomina Mulheres Sacerdotes Católicas não é reconhecida como entidade pela Igreja Católica».

Por sua vez, Richard Erixon, vigário geral da Cúria de Boston, sustentou que «a ordenação dos homens não é, meramente, um assunto de prática ou disciplina na Igreja Católica mas sim parte do Depósito inalterável de Fé dado por Cristo através dos seus apóstolos».

Ora, de acordo com a versão oficial do Evangelho, como todos os apóstolos eram homens, apenas estes podem ser sacerdotes e alcançar o estatuto de bispos, que têm autoridade para ordenar padres.

Contudo, para o grupo Mulheres Sacerdotes Católicas, «as ordenações são válidas», já que bispos credenciados conferiram a «ordem sagrada» às três mulheres para as proteger de castigos do Vaticano.

A Liga de Acção Católica de Massachusetts reagiu negativamente, considerando que se tratou de «uma paródia sacrílega da Ordem Sagrada».

Nos Estados Unidos existem cerca de 30 mulheres ordenadas sacerdotes pelo grupo Mulheres Sacerdotes Católicas.

Entre elas, incluem-se uma ex-membro de uma ordem religiosa, sete mães e avós, nove mulheres casadas e duas lésbicas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados