Michelle Obama: «Aqui é onde ocorre a magia» - TVI

Michelle Obama: «Aqui é onde ocorre a magia»

Michelle Obama e aprendizes de cozinheiros

Primeira dama dos EUA acolheu seis estudantes de culinária durante os preparativos para o jantar dos governadores

Relacionados
Seis estudantes de uma escola de culinária foram acolhidos no domingo pela Primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, para acompanharem os preparativos do tradicional jantar de gala dos governadores oferecido na Casa Branca pelo Presidente Barack Obama, refere a Lusa.

O jantar, preparado com ingredientes exclusivamente norte-americanos, cumpre uma tradição de início de mandato presidencial nos Estados Unidos de congregar os 50 governadores, sem exclusão por razões partidárias.

Entre os 130 convidados para o repasto encontravam-se governadores que criticaram a agenda económica do Presidente e que hoje voltarão a reunir-se de novo com ele para abordarem a crise económica no país.

O jantar marcou também a estreia da secretária social da Casa Branca, Desirée Rogers, uma executiva de Chicago amiga chegada do casal Obama.

Com este jantar de etiqueta «celebramos os nossos ideais democráticos, a nossa diversidades, os nossos valores partilhados e o melhor do espírito dos Estados Unidos», observou Desirée em comunicado na sexta-feira.

O encontro ofereceu também uma janela ao tipo de entretenimento preferido pelo casal presidencial: o jantar foi amenizado pela banda do Corpo de Marines e pelo grupo Earth, Wind and Fire, com raízes em Chicago e famoso pelos seus ritmos de jazz na década de 70.

Quatro horas antes do jantar - e como parte do seu esforço para abrir as portas da Casa Branca à comunidade - a Primeira-dama recebeu na pequena cozinha da mansão presidencial seis estudantes de culinária da Academia de Cozinha de Gaithersburg, de Maryland, para observarem e ajudarem nos preparativos.

Sob os «flashes» da imprensa, um dos «chefs» da Casa Branca, Sam Kass, demonstrou aos estudantes como preparara uma salada «cítrica» à base de alface, rabanetes, laranjas e toranjas.

«Aqui é onde ocorre a magia», comentou Michelle Obama. «Ninguém esperaria que tudo o que sai para estes jantares é preparado num espaço tão exíguo.»

Bem-humorada, Michelle brincou com a filha mais nova, Sasha, que não gosta de espinafres, dizendo que o pessoal da cozinha se defronta com uma «grande prova» ao preparar alimentos para crianças que não morrem de amores por vegetais.

A ementa, a que não faltaram vinhos da Califórnia, Michigan e Oregon, incluiu massa recheada com caranguejo e alcachofras, carne de vitela e vieira, cenouras e espinafres com natas, além da «salada cítrica» com pistácios.

De sobremesa foi servida uma tarte de arando com gelado de caramelo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados