Morreu o escritor norte-americano Peter Matthiessen - TVI

Morreu o escritor norte-americano Peter Matthiessen

Tinha 86 anos e terminara recentemente o seu último romance «In Paradise»

O escritor norte-americano Peter Matthiessen, um dos fundadores da revista literária The Paris Review, morreu no sábado, em casa, no Estado de Nova Iorque, informou este domingo a sua editora.

«Peter faleceu esta noite», anunciou a Riverhead Books. «Estamos honrados por termos conhecido [o escritor] e o seu pensamento belo e selvagem», lê-se no comunicado divulgado na noite de sábado em Nova Iorque, madrugada de domingo na Europa.

Matthiessen tinha 86 anos, terminara recentemente o seu último romance «In Paradise» («No Paraíso») e sobrevivera a uma leucemia, que dera por curada em 2013.

O papel de missionários no Amazonas brasileiro e a instabilidade, que a sua presença provoca, sustentam o romance «At Play in the Fields of the Lord», de 1961, um dos primeiros sucessos do escritor. A obra foi adaptada ao cinema por Hector Babenco, sob o título «A brincar nos campos do Senhor».

Matthiessen foi um dos fundadores da revista literária norte-americana «The Paris Review», em 1953, que se distinguiu pela publicação de escritores como Jack Kerouac, Philip Larkin, V.S. Naipaul, Philip Roth, Italo Calvino, Samuel Beckett ou T.S. Eliot.

Em Portugal, estão publicadas várias entrevistas de «The Paris Review», a escritores como William Faulkner, Ernest Hemingway ou Jorge Luís Borges, pela Tinta da China, com edição e tradução de Carlos Vaz Marques.

Conhecido pelo trabalho de ficção, mas também pela literatura de viagens e pelos ensaios em defesa do ambiente e da justiça social, Matthiessen recebeu por duas vezes o National Book Awards dos Estados Unidos.

Nascido a 22 de maio de 1927, em Nova Iorque, Matthiessen soma títulos como «Far Tortuga», «The Snow Leopard», «Lost man's river» e «Bone by bone». A perspetiva de nativos americanos e de exploradores como Edgar Watson passam por algumas das suas obras.

«Sou um escritor. Um escritor de ficção que também escreve não-ficção, em nome de causas sociais e ambientais», disse à «The Paris Review», em 2000.

A última obra de Peter Matthiessen chega às livrarias norte-americanas na próxima terça-feira, 08 de abril.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE