NASA propõe à Rússia viagem tripulada a Marte - TVI

NASA propõe à Rússia viagem tripulada a Marte

Phoenix aterra em Marte com sucesso (EPA/NASA)

Missão nunca se realizaria antes de 2035

Relacionados
A NASA propôs a Moscovo a realização de uma expedição tripulada conjunta a Marte. A revelação foi feita pelo chefe da representação da agência espacial norte-americana na Rússia, Mark Bowman, citado pela agência Ria Novosti.

«Trata-se de uma missão na qual deve participar uma tripulação internacional, aproveitamento a experiência acumulada durante o trabalho no complexo orbital», disse Bowman, numa referência à Estação Espacial Internacional, durante o Congresso Aeroespacial Internacional, que se realiza em Moscovo.

«A direcção do projecto de voo tripulado estaria a cargo da NASA e da agência espacial da Rússia [Roscosmos] com a participação de agências espaciais internacionais», adiantou ainda.



O responsável norte-americano salientou que a tripulação deveria estar representada por elementos de vários países.

Esta missão não será, contudo, um objectivo possível de alcançar antes de 2035, de acordo com Mark Bowman, devido às dificuldades técnicos que envolve.

Actualmente, a Rússia está a preparar uma missão não tripulada a Marte. A meta é enviar sondas em 2015, que abram caminho a uma posterior missão, já com cosmonautas, vários anos mais tarde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE