O presidente norte-americano, Barack Obama, criou um grupo na Casa Branca para o aconselhar sobre questões ligadas às mulheres e às jovens norte-americanas.

Obama disse esta quarta-feira que os Estados Unidos devem garantir às suas filhas e netas todas as oportunidades para singrarem na vida. O presidente lembrou como a sua mãe solteira sustentou a família e como a avó não foi promovida no trabalho.

Obama prometeu que a sua administração ajudará as mulheres a enfrentar estes desafios.

O presidente norte-americano nomeou a conselheira Valerie Jarrett para liderar o grupo, enquanto Tina Tchen tratará do expediente diário. Os membros do gabinete de Obama colaborarão também com o painel.

O anúncio insere-se nas iniciativas da administração Obama para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Sexta-feira, a administração de Obama anunciara a nomeação de Melanne Verveer como embaixadora para os Assuntos Globais das Mulheres, um designação que acontece pela primeira vez.

A Casa Branca salientou então que se trata de uma decisão «sem precedentes», sublinhando que a designação de Melanne Verveer «reflecte a elevada importância que o Presidente Barack Obama outorga aos temas associados ás mulheres a nível mundial».