Obama sobre Ahmadinejad: «Ofensivo, detestável e indesculpável» - TVI

Obama sobre Ahmadinejad: «Ofensivo, detestável e indesculpável»

Obama nas Nações Unidas (EPA)

Presidente norte-americano condena declarações do Presidente do Irão de que os EUA orquestraram o 11 de Setembro

Relacionados
O presidente dos EUA, Barack Obama, ficou indignado e ofendido com os comentários do Presidente iraniano sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. Mahmoud Ahmadinejad sugeriu na quinta-feira, na Assembleia-Geral da ONU, que os atentados foram orquestrados pelos EUA.

Numa entrevista ao serviço noticioso da BBC que transmite em persa, idioma oficial do Irão, Barack Obama disse esta sexta-feira que os comentários de Ahmadinejad foram «ofensivos», «detestáveis» e «indesculpáveis».

O Presidente norte-americano considerou ter sido particularmente ofensivo por parte de Ahmadinejad fazer aquela declaração em Manhattan, em Nova Iorque, não muito longe do «Ground Zero» , onde ficavam as Torres Gémeas e onde morreu a maior parte das vítimas do 11 de Setembro.

Barack Obama descreveu aquele local como um lugar «onde famílias perderam entes queridos, pessoas de todas as religiões, de todas as nacionalidades, que viram os atentados como a crucial tragédia desta geração».

A delegação dos EUA liderou uma saída de diplomatas ocidentais da sala onde decorria a Assembleia-Geral da ONU depois de Ahmadinejad ter dito que a maioria dos norte-americanos, bem como pessoas de outros países, acreditam que o governo de Washington está por detrás dos atentados que mataram quase três mil pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados