Pagar muro de Trump é inaceitável para a “dignidade” do México - TVI

Pagar muro de Trump é inaceitável para a “dignidade” do México

Luis Videgaray

Palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray, numa conferência de imprensa na embaixada do México em Washington

O ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray, afirmou, na quinta-feira, ser inaceitável o seu país pagar o muro que o presidente dos Estados Unidos quer erguer na fronteira. Videgaray sublinhou, numa conferência de imprensa na embaixada do México em Washington, que se trata de uma questão de “dignidade”.

“Há assuntos que são [inaceitáveis] por uma questão de dignidade, que não têm que ver com as exportações ou com a economia, mas com o coração e o orgulho dos mexicanos.”

Luis Videgaray, acompanhado pelo ministro da Economia, Ildefonso Guajardo, realizou uma visita de dois dias a Washington para preparar o encontro – que acabou por ser cancelado na quinta-feira – entre o presidente do México, Enrique Peña Nieto, e o homólogo norte-americano, Donald Trump, e que estava previsto para a próxima semana.

A reunião foi cancelada pelo próprio presidente do México depois de Trump ter afirmado que a reunião não deveria realizar-se se o México não aceitasse pagar o muro.

Enrique Peña Nieto já reiterou, por várias vezes, que o México não vai pagar o muro que o novo líder norte-americano tanto quer construir. 

Entretanto, e já depois de o encontro ter sido cancelado, a administração Trump fez saber que o país está a estudar a possibilidade de aplicar um imposto adicional - uma taxa de 20% - aos produtos mexicanos importados para que o México pague, assim, a estrutura. A medida poderá render cerca de 10 mil milhões de dólares por ano.

 

Continue a ler esta notícia