Trump abre mesmo guerra comercial às importações de alumínio e aço - TVI

Trump abre mesmo guerra comercial às importações de alumínio e aço

  • VC
  • 8 mar 2018, 21:06
Trump visita vítimas de tiroteio na Florida

EUA vão aplicar taxas alfandegárias dentro de 15 dias. Ameaça já pairava e, nos últimos dias, Europa tem prometido responder na mesma moeda, com taxas sobre produtos americanos como os jeans da Levi's, as motas Harley-Davidson ou o Whiskie Bourbon

Donald Trump já tinha avisado, logo no início de março, que iria impor tarifas mais altas às importações de aço e de alumínio. Na reação, a Comissão Europeia garantiu que iria responder com firmeza às medidas protecionistas dos Estados Unidos. O presidente norte-americano logo avisou que as guerras comerciais eram "boas" e fez mesom ouvidos moucos, uma vez que esta quinta-feira anunciou a aplicação de taxas alfandegárias às importações de alumínio e aço. 

E é uma medida para aplicar no muitíssimo curto prazo: dentro de 15 dias. Canadá e México ficam excluídos “por agora” destes direitos aduaneiros.

O anúncio da Casa Branca foi feito pouco tempo antes de o presidente norte-americano, Donald Trump, assinar os documentos relativos à aplicação de uma tarifa aduaneira de 25% às importações de aço e 10% às de alumínio.

O seu argumento é o de que os produtores dos EUA precisarem de ser protegidos por questões de segurança nacional.

Os países afetados pelas tarifas estão a ser convidados a negociar isenções, um a um, se conseguirem resolver a ameaça que as suas exportações colocam aos EUA.

A demissão do principal Conselheiro Económico da Casa Branca deu a Trump um impulso para impor tarifas às importações de aço e alumínio. Nos últimos dias, quando a intenção era ainda só uma ameaça, a Europa prometeu responder na mesma moeda, com taxas sobre produtos americanos como os jeans da Levi's, as motas Harley-Davidson ou o Whiskie Bourbon.

Continue a ler esta notícia