Trump compromete-se em manter política "uma só China" - TVI

Trump compromete-se em manter política "uma só China"

Donald Trump

Chefes de Estado das duas maiores potências económicas do planeta falaram ao telefone e Trump concordou em acatar com o apelo de Xi Jinping, para que Washington mantenha apenas relações de caráter não oficial com Taiwan

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou o compromisso de Washington com o princípio "uma só China", numa conversa telefónica com o homólogo chinês, Xi Jinping, após uma polémica que gerou protestos de Pequim.

A Casa Branca e a televisão estatal chinesas CCTV revelaram hoje que os dois líderes conversaram na quinta-feira à noite.

Os chefes de Estado das duas maiores potências económicas do planeta abordaram várias questões e Trump concordou em acatar com o apelo de Xi para que Washington mantenha apenas relações de caráter não oficial com Taiwan.

Ambos fizeram convites para visitas aos respetivos países.

O Presidente chinês disse "apreciar" a decisão do seu homólogo norte-americano de reafirmar o compromisso de Washington.

Xi Jinping aprecia a ênfase de Trump no compromisso do Governo dos Estados Unidos com a política Uma China", avançou hoje a televisão estatal CCTV, citando o chefe de Estado chinês.

 

Continue a ler esta notícia