Uma operação policial contra o tráfico de menores terminou com a detenção de 388 pessoas e a identificação de 249 potenciais vítimas em 12 países, incluindo em Portugal, revelou esta quarta-feira a Europol.

Das 249 possíveis vítimas confirma-se para já que 61 eram menores, faltando ainda determinar a idade de 107 delas.

Os países envolvidos, além de Portugal são a Bélgica, Espanha, Holanda, e Reino Unido, Áustria, Croácia, Chipre, Alemanha, Lituânia, Roménia e Eslovénia.

A ação policial decorreu entre 5 e 11 de outubro e, além das 388 detenções, foram identificados mais 19 suspeitos que deram origem a 40 novas investigações, indica o comunicado a Europol.

A Europol advertiu que o tráfico de crianças “continua a ser um crime pouco denunciado, e que “dentro da União Europeia os menores são, na sua maioria, vitimas de tráfico por parte de familiares”.

Fora da UE, os menores "são vítimas de traficantes de imigrantes que têm ajuda de adultos que se fazem passar por familiares ou tutores legais das crianças”.

Nesta operação, que contou com o apoio da agência Frontex (Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras), participaram várias polícias, organismos de controlo de fronteiras e imigração, serviços de assistência social e proteção de crianças e inspetores de trabalho, que controlaram 59.071 pessoas, 1.529 habitações, 15.923 veículos e 39.860 documentos.

SEF sem casos de tráfico de pessoas no aeroporto de Lisboa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras não detetou em Portugal situações de tráfico de pessoas durante a operação policial europeia.

Em comunicado, o SEF adianta que entre os dias 5 e 11 de outubro, foram controladas 2167 pessoas, dos quais 216 menores, no aeroporto de Lisboa, em voos provenientes de países previamente identificados como origens de risco e que “não foram sinalizadas situações de tráfico de pessoas”.

A Europol não especificava na sua nota os países nos quais foram detidas as pessoas nem encontradas as vítimas, dizendo apenas a operação tinha ocorrido em 12 países, entre os quais Portugal.

/ CE